Ícaro é o primeiro empreendimento do Brasil a conquistar o selo Green Building de sustentabilidade em etapa de projeto

Ícaro

O empreendimento da incorporadora AG7 atesta, mais uma vez, o comprometimento em ser uma construção sustentável e inovadora.

No dia 12 de julho, a incorporadora AG7 recebeu, em seu escritório, a visita da arquiteta e coordenadora técnica do Green Building Council (GBC) Brasil – o maior órgão que fomenta a indústria de construção sustentável no país – Agatha Carvalho para falar sobre o mercado atual e propostas para o ÍCARO e o novo empreendimento da AG7, que será lançado no segundo semestre deste ano. Durante a ocasião, estiveram presentes o arquiteto da AG7, Felipe Rangel e o engenheiro ambiental da Forte Soluções Ambientais, Eduardo Mattos.

Entre os assuntos debatidos na reunião estava a conquista do Selo Green Building Council (GBC) Brasil Condomínio pelo projeto do residencial ÍCARO. O empreendimento da AG7 é o primeiro do País a conquistar essa certificação que atesta o comprometimento em ser uma construção sustentável e inovadora. Em fase de obras, o ÍCARO atendeu todos os pré-requisitos relacionados à etapa de projeto, conforme diretrizes estabelecidas no guia de referência da certificação GBC Brasil Condomínio. A equipe de consultoria da Forte Soluções Ambientais vem auxiliando a AG7 nesta conquista.

De acordo com o arquiteto Felipe Rangel, o projeto do empreendimento é especial desde o início. “Os projetistas foram orientados a cumprir os requisitos necessários para se ter a excelência na certificação GBC”. Entre os destaques do residencial, está o conforto térmico dos ambientes, resultado da sinergia entre paredes espessas com isolamento; laje jardim; vidros de alta tecnologia; grande aproveitamento de ventilação natural; iluminação natural quatro vezes maior se comparado a empreendimentos convencionais; geração de energia renovável para as áreas comuns, a partir de painéis fotovoltaicos; e aproveitamento direto de águas pluviais para irrigação e limpeza.

Apesar da importância de tais características para a redução de consumo, o arquiteto comenta que o conceito de sustentabilidade do ÍCARO vai muito além. “Acreditamos que sustentabilidade é principalmente desenvolver um empreendimento que converse com o entorno, com uma insolação bem pensada e com o melhor conforto acústico.”

Para ele, a obtenção do selo agrega um valor imenso ao empreendimento que, desde o início, busca conforto e excelência em todos os âmbitos. “O ÍCARO já é um marco para a arquitetura contemporânea, a partir do conceito de casas suspensas e a valorização das áreas verdes que ladeiam os edifícios, e agora torna-se ainda mais referência para outros projetos no Brasil. Mais uma vez, o residencial comprova que é único, exclusivo e um projeto em total sintonia com o melhor do design”.

O residencial adota o conceito de casas suspensas e a valorização das áreas verdes que ladeiam os edifícios em toda a sua altura, em uma arquitetura plenamente integrada ao paisagismo. No terreno de 4 mil m², o espaço é um conceito-chave, assim como a incidência de sol nos apartamentos e a privacidade de cada unidade. “O ÍCARO foi projetado para oferecer a máxima qualidade de vida aos moradores, por isso seus apartamentos se aproximam muito, pelo espaço e pela distribuição, do projeto de casas. São verdadeiras casas suspensas. Dentro desse conceito, as plantas das unidades são quadradas, com terraços muito grandes, realçando esta proposição inovadora”, detalha Alfredo Gulin Neto, CEO da AG7. “O residencial já nasce um marco para a arquitetura contemporânea curitibana”, define o empresário.

O ÍCARO recebeu o 23º Prêmio Master Imobiliário, o mais importante do mercado de imóveis, na categoria “Profissional – Soluções arquitetônicas”, que contempla a concepção e o desenvolvimento de projetos focados em agregar qualidade ao imóvel e/ou na solução de problemas particulares causados pelo terreno no qual se encontra. Além do Prêmio o empreendimento também contará no final da obra com o Selo da Certificação Green Building Council (GBC) Brasil Condomínio Projeto e Obra na categoria Gold, conferido a empreendimentos que demonstram liderança, inovação, gestão ambiental e responsabilidade social. O selo da GBC atesta que o ÍCARO cumpre requisitos enquadrados em oito categorias: implantação; uso racional da água; energia e atmosfera; materiais e recursos; qualidade ambiental interna; requisitos sociais; inovação e projeto e créditos regionais.

Contato:
AG7
(41) 3339-6700
http://ag7realty.com.br/

ÍCARO
Rua Vereador Garcia Rodrigues Velho, em frente ao Graciosa Country Club, no bairro Cabral, Curitiba, PR
(41) 3503-4419
http://ag7realty.com.br/empreendimento/icaro/